Proprinter | Soluções em Impressão
Sem categoria

Impresso X Digital : Os opostos se completam

Seria uma batalha épica entre impresso x digital?

Daqui há exatos  20 anos não teremos mais impressos, tudo será digital e livros serão itens raros de colecionador. Essa é só uma das previsões quase apocalípticas que foram ditas e escritas ao longo dos anos sobre impressões e algumas delas ainda persistem nos dias de hoje.

A realidade é que o material impresso e o digital se completam, o que ocorreu foi uma adaptação no mercado conforme a execução do digital. Hoje temos a possibilidade de termos livros físicos e e-books bem como outros materiais impressos e digitais.

Com inúmeras possibilidades, o impresso e as impressoras renasceram, se adaptaram, modernizaram, cresceram e permaneceram sendo preferência para muitos consumidores e isso pode ser atestado pelos resultados que foram apresentados na pesquisa “Impressão e papel em um mundo digital” realizada em julho de 2017 pela empresa especializada Toluna, a pedido da Two Sides.

O levantamento da pesquisa contou com 10 países entre eles Brasil, Austrália, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. A pesquisa foi aplicada em mais de 10.700 consumidores, proporcionando uma visão internacional e nacional (no caso do Brasil) sobre as preferências em relação a conteúdos impressos.

Os resultados são interessantes, se tratando de preferências por material impresso x digital e sobre a confiança que os entrevistados apresentam em relação ao meio digital x impresso.

impresso x digital

Descobertas

O material impresso ainda é o preferido:

72% dos entrevistados preferem materiais impressos quando se trata de livros e revistas e 55% para jornais/notícias, considerando a leitura mais agradável do que em meios eletrônicos.

Isso se deve também a questão da saúde, 52% concordam que usam excessivamente seus dispositivos eletrônicos, passando mais tempo do que gostariam e 53% demonstram uma preocupação sobre o que isso pode acarretar a sua saúde, como a fadiga ocular, dores de cabeça, náuseas e falta de sono.

O velho e confiável impresso:

Se tratando de segurança, confiança e privacidade 71% dos entrevistados estão preocupados com a privacidade de seus dados que circulam pela internet e 73% acreditam que cópias impressas são mais seguras.

Hábitos de Leitura, os grandes indicadores:

Dos entrevistados 72% preferem livros impressos, variando em relação à frequência com que são lidos por dia ou semana.

A maioria dos entrevistados indicou que a retenção da informação quanto a conteúdo impresso é maior do que quando lidos em meios eletrônicos.

Ao invés de sentenciarem a indústria da impressão, os meios digitais ajudaram a mesma a evoluir trazendo novas opções que ainda são a preferência dos consumidores, apesar do conteúdo digital ser mais amplo e rápido, a quem ainda prefira um bom impresso.

E você, qual o seu meio de informação favorito? Digital ou Impresso? Conte pra gente nos comentários.

Não quer perder nossas notícias, dicas e novidades? Cadastre-se na nossa newsletter.

Fonte: Pesquisa Two Sides

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *