Proprinter | Soluções em Impressão
curiosidadesdicas

A maravilhosa evolução das impressoras

Vivemos em um mundo com possibilidades tecnológicas além da conta. São celulares, programas, aplicativos e interfaces para os mais variados serviços. Respiramos tecnologia e nos beneficiamos dela não só em nossa vida pessoal, mas também em nossa rotina de trabalho.

Tudo se desenvolveu: computadores, veículos e até mesmo as impressoras, afinal nem sempre as impressoras foram da maneira que são hoje não é mesmo? Vamos mostrar neste artigo todo o processo de evolução tecnológica pelo qual elas passaram.

Impressora de Impacto

Foto: Todos os direitos reservados

Idealizada como a versão moderna das máquinas de escrever, ela utiliza o processo criado por Chester Carlson. Essa impressora utiliza o método de impacto (fazendo jus a seu nome) onde uma fita pressiona o papel a fim de imprimir uma letra.

Impressora Jato de tinta

Foto: Todos os direitos reservados

Conforme os computadores e suas tecnologias foram evoluindo, as impressoras precisavam acompanhar o mesmo ritmo. Logo surgiram as impressoras  jato de tinta, que utilizam até hoje o mesmo processo. Nela os cartuchos liberam pequenas gotas de tinta sobre o papel para formar a imagem ou texto.

Impressora Multifuncional

Foto: Todos os direitos reservados

Enquanto as impressoras passadas apenas cumpriam o papel de imprimir, as multifuncionais possuem diversas funções além da impressão. Digitalização, cópia, acesso a rede via wi fii e até mesmo serviço de fax, são algumas das funcionalidades que uma multifuncional pode apresentar, tornando-se uma impressora muito mais completa que as anteriores.

Impressoras a Laser

Foto: Todos os direitos reservados

Essas modernas impressoras só surgiram em 1983. Esse equipamento utiliza o sistema de laser modulado para impressão, sendo muito mais rápido e apresentando muito mais qualidade nas impressões. A diferença entre esse modelo e os outros é o seu suprimento que é o toner.
A impressão é feita através do processo de fusão entre o toner (composto por micropartículas pigmentadas sensíveis a temperatura) e o papel, gerando a impressão no final.

Impressoras Tanque de tinta

Neste modelo em especial, além da mudança em tecnologia e aparelhagem, os próprios suprimentos foram se adequando ao longo do tempo, o que é o caso da EPSON.

A empresa lançou a multifuncional tanque de tinta, substituindo assim os cartuchos de garrafa anteriormente utilizados. Neste sistema o próprio usuário carrega o compartimento com a tinta líquida disponível em pequenas garrafas trabalhando com o sistema de cores CMYK.

E por fim, mas não menos importante a impressora 3D

impressoras-evolucao

Utilizando o que a mais de novo no mercado de tecnologia, esse modelo consegue fazer algo realmente extraordinário como a criação de objetos simples ou complexos.
Atualmente essas impressoras são utilizadas em diversos setores incluindo o da saúde,  com um propósito extremamente nobre, como a criação de réplicas de partes do corpo humano, próteses, implantes e futuramente  impressão de órgãos humanos, reduzindo assim a fila por transplantes.

Impressionante não? O que o avanço da tecnologia pode nos proporcionar com o passar dos anos. Ficou curioso para saber mais? Assine nosso newsletter para receber nossos artigos, conteúdos ricos e e-books.



Artigos Incríveis

Da sua impressora para as ruas: TonerPave™

Vamos falar de Lixo eletrônico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *