Proprinter | Soluções em Impressão
curiosidadesdicaslocacao

Print Driver Management: Pesadelo ou solução?

driver

Qual é a frase mais temida que se possa ouvir no escritório? “A impressora não quer imprimir” Mas por quê?
Simples é um problema extremamente vago e significa que você tem um longo caminho pela frente até descobrir qual é o verdadeiro problema e o caminho para a solução será ainda maior. A partir dai a lista é praticamente infinita desde ferramentas que não funcionam, o  driver  pode não estar funcionando, atualizações que corrompem o sistema… Coloque todo esse tempo gasto e multiplique pelo tempo que você vai demorar até achar a solução. Alguém uma vez disse “tempo é dinheiro” e não a nada mais verdadeiro.

Um estudo da HP levantou alguns fatos interessantes:

  • 50% dos custos de impressão são atribuídos a itens pessoais impressos pelos próprios funcionários nas empresas
  • 90% das empresas não tem ideia de seus custos de impressão

Não queremos que você instale uma verdadeira ditadura em sua empresa para que seus funcionários que imprimiram ocasionalmente um foto ou uma receita sejam duramente punidos, mas 50%? É uma porcentagem um pouco elevada e que não deve ser deixada de lado na hora de por os custos na ponta do lápis, porém a problemas ainda maiores que esse.

O fato é que no mundo moderno da tecnologia 90% das empresas ainda não mantem um controle sobre seus custos de impressão o que chega a ser alarmante. Reflita e responda: Você sabe todos os custos de impressão que ocorrem dentro de sua empresa? O custo de cada toner ou cartuchos utilizados? Quanto custa às impressões que seu funcionário fez na impressora colorida do departamento do terceiro andar naquela copiadora?O que mais pesa no bolso? Muitas empresas não sabem dizer e não tem a mínima ideia sobre. Na pesquisa para cada dólar gasto em impressão outros nove são gastos no gerenciamento das mesmas.

 Ambiente de impressão

Seus gastos podem estar atribuídos a como seus meios de impressão estão configurados. Há três meios em comum que podem ser observados.

  1. Um servidor de impressão para cada departamento
  2.  Servidor de impressão centralizado
  3. Ip direto de impressão

Cada um tem seus benefícios e suas limitações.

Servidor de Impressão por departamento

Se você trabalha em uma empresa com diversos departamentos, você encontrará um servidor de impressão para cada um deles. Essa configuração previne as falhas no departamento e no tráfego de impressão no WAN.

A desvantagem dessa configuração é o custo para manter e a manutenção de múltiplos servidores. O tempo que você e sua equipe levarão para solucionar problemas, fazer a manutenção e atualizar os dados de todos esses dispositivos também será um grande fator de influência.  Há também muitos scripts e GPOs que precisam ser aplicados para obter os drivers certos para as pessoas certas e no momento certo. Servidor de Impressão centralizado

Um único centro de dados com um ou mais servidores de impressão possui o benefício de um melhor custo e menos trabalho.

Um único servidor localizado significa muito tráfego de impressão na sua WAN e com apenas um erro todo o sistema de impressões pode ser paralisado.

Ip de impressão direto

Você pode escolher ter “nenhum servidor de impressão” e aplicar diretamente um Ip de impressão na sua empresa. Esse método remove muitos custos associados à implementação e manutenção de servidores de impressão.

No entanto não ter um servidor de impressão pode ser ótimo, mas aplicar e atualizar todos os seus computadores e estações de trabalho pode aumentar a tensão sobre sua equipe de TI. Nenhum servidor de impressão também significa que qualquer problema será resolvido por uma chamada de help desk bem como updates e instalação de outras impressoras. Então é bom se atentar a isso na hora optar por essa solução.

Drivers de suporte de impressão

Qualquer pessoa que gasta certo tempo no campo de TI sabe os martírios que drivers de impressoras podem causar, tenho certeza que você já passou por isso também. Apenas por começar por 32 vs 64 bits já se encontra uma dificuldade. Listamos alguns problemas que podem ocorrer com o gerenciamento do driver de impressão:

  • Confusão entre drivers e incompatibilidade (e.g. 32 e 64 bits)
  • Drivers mal fabricados
  • Drivers com funcionalidades de impressão limitada
  • Atualizações que acabam criando problemas nos meios de impressão
  • Dificuldade de resolver buggs que ocorrem nos drivers devido às atualizações
  • Drivers não compatíveis com as impressoras
  • Implantações de driver inadequadas devido a erro de software ou usuário
  • Sistemas operacionais que não reconhecem as impressoras na hora da instalação
  • Desativação de drivers de impressoras mais antigas
  • Diminuição do desempenho de grandes repositórios de drivers·
  • Problemas adicionais de gerenciamento de driver de impressora com ambientes Citrix e Vmware

Então caro leitor achou a melhor solução para sua empresa? Já passou por alguns dos problemas que citamos acima? Lembramos que a ProPrinter oferece o serviço de locação de  impressoras para sua empresa com orçamentos feitos sob medida para suas necessidades,entre em contato e se surpreenda com o que podemos oferecer!

 

Artigo Original da tradução e adaptação: https://www.lasersresource.com/blog/print-driver-management-nightmare-or-piece-of-cake

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *